Acesse o menu: Fiscal > NFC-e > e clique no botão Nova.
Preencha os campos:
CPF: Caso o cliente deseje o registro do CPF, insira o número no campo CPF. (Lembre-se que, para valores acima de R$ 2.000,00, o CPF é obrigatório).
Pedido: Escolha o pedido referente à transação. As informações do pedido, como número, mesa, nome do cliente, subtotal, taxas e total, serão exibidas automaticamente.
Revise as Informações: Verifique os dados do pedido, incluindo total, taxa de serviço, couvert artístico, taxa de entrega (caso aplicável), e o valor final da nota.
Clique no botão Emitir: O sistema processará a emissão e, se concluída com sucesso, a NFC-e será enviada para a SEFAZ e estará disponível para impressão.
⚠️O prazo para cancelamento da NFC-e definido pela SEFAZ no estado do Rio de Janeiro é de 30 minutos.
Acesse o menu Fiscal > NFC-e > Selecione a NFC-e e clique no botão Cancelar.
Preencha o campos justificativa e clique em Cancelar.
O que é a Emissão em Contingência?
A emissão em contingência é utilizada quando o sistema enfrenta dificuldades de conexão com a SEFAZ, permitindo que a nota seja gerada e entregue ao cliente mesmo sem transmissão imediata.
⚠️ As NFC-es emitidas em modo de contingência devem ser transmitidas para a SEFAZ em até 24 horas após a emissão. Esse prazo é obrigatório para garantir a conformidade com as normas fiscais e evitar penalidades.
Acesse o menu Fiscal > NFC-e > clique no botão Configurações.
Preencha os campos:
Data e hora e justificativa emissão em contingência.
Clique no botão Salvar.
Na tela principal de NFC-e clique no botão Nova e siga com os passos para emissão informe o cpf do cliente, selecione um pedido e clique no botão Emitir.
Acesse o menu Fiscal > NFC-e > selecione a NFC-e com a situação Contingência e clique no botão Transmitir NFC-e em contingência.